quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dieta ou reeducação alimentar?

Fala pessoal,
tem um tempinho que não passo por aqui devido às ocupações diárias! Mas vamos ao que interessa:

Estava lendo uma reportagem na net sobre reeducação alimentar e achei muito bacana. Daí resolvi compartilhar com vocês. Podem confiar que estão super verídicas as informações.

Antes vamos comentar um pouco sobre o que seria melhor: Dieta ou reeducação alimentar?

Bem, a dieta - seja ela pra perder peso ou ganhar peso - é uma maneira não muito legal de se alimentar. Isso porque as dietas têm um período determinado, ou seja, durante aquele período você se alimenta bem e consegue os resultados que quer, mas quando acaba o período da dieta ou você se cansou de fazer essa dieta, volta tudo a ser como era antes. Esse é o que chamam de efeito sanfona!

Já na reeducação alimentar é diferente. Sobre essa aí não vou falar nada, vou apenas colocar o link aqui e vocês dão uma olhada. Vão perceber a diferença gritante que se tem entre dieta e reeducação alimentar.
Qualquer dúvida podem ficar à vontade, ok?! Um abraço e divirtam-se pois tudo o que é sacrificante e sofrido demais a gente enjoa!!!

Segue o link:

http://cyberdiet.terra.com.br/reeducacao-alimentar-2-1-1-357.html

Wesley N. Rosa - Personal Trainer
CREF: 007082 - DF

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Treinamento funcional para crianças: Desenvolvimento físico e psicológico


http://newyorkpilates.com.br/wp-content/uploads/2011/10/crian%C3%A7a-pilates-solo.jpg

Mais uma matéria legal aí pra vocês, hoje sobre a importância do treinamento funcional para as crianças.

Quanto mais cedo adquirimos hábitos saudáveis, mais eles se incorporarão a nossa vida. Todos sabemos os benefícios da prática de uma atividade física durante a fase mais importante para o desenvolvimento de nosso corpo e personalidade, sendo também de extrema importância para a integração social.

Apesar de questionamentos sobre os benefícios para crianças e das preocupações sobre riscos de lesão; clínicos e especialistas em treinamento afirmam que o treinamento funcional é seguro e efetivo, desde que os programas sejam bem projetados e competentemente supervisionados. Ele pode ser executado de uma forma lúdica e prazerosa para a criança, não tornando um treino cansativo e monótono. Os treinos auxiliam tanto no desenvolvimento motor como no desenvolvimento psicológico, favorecendo assim uma maturação completa da criança.

Benefícios:
- Altera favoravelmente parâmetros anatômicos e psicossociais
- Reduz lesões em esportes e atividades de recreação
- Incrementa capacidades motoras e o desempenho esportivo
- Contribui para que o indivíduo continue ativo na vida adulta
- Auxilia contra o desenvolvimento de doenças como o diabetes ou a obesidade.


Wesley N. Rosa
Personal Trainer - CREF 007082 G/DF

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que comer antes e depois do treino?

Fala pessoal do blog saber e treinar, hoje vamos falar um pouco sobre a alimentação. Vou dar algumas dicas aí pra vocês sobre o que comer antes e depois do treino. Vem comigo!!!

Se você está com pouco tempo, o que é muito comum nos dias de hoje, e está faltando mais ou menos uns 45 min. para a hora do seu treino, alimente-se preferencialmente de carboidratos que são mais rapidamente absorvidos pelo organismo. Além disso, eles vão te dar bastante energia para treinar.

As proteínas não são muito recomendadas pois são absorvidas mais lentamente. Como você já está em cima da hora ela poderá gerar alguns descofortos e mal-estar durante o treino.

Durante o treinamento, não alimente-se. Apenas beba água e se se sentir fraco, uma malto ou gel de carboidrato pode ajudar!

Na primeira hora, depois do treino é que entram as proteínas. Nesse período o corpo começa a se recuperar e a proteína ingerida vai ter uma função essencial nessa recuperação. E para otimizar ainda mais a construção de massa muscular, não se esqueça de comer carboidratos junto com as proteínas. Aliás, sempre coma carboidratos (de forma controlada e adequada hein!). Para os que gostam de suplementos, essa é a hora de tomar aquele "velho" WHEY PROTEIN + MALTO.

Para fechar não se esqueçam, treinar é muito importante para seu corpo e sua mente e se alimentar bem e de forma adequada é muito importante também para a sua saúde!!!

Um abraço a todos e até a próxima postagem!

Wesley N. Rosa
Personal Trainer - CREF 007082 G/DF

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercícios que você não pode deixar de fazer!

Alguns exercícios são essenciais para todos que procuram um corpo mais atlético, saudável, definido e forte. Estou falando dos exercícios multiarticulares. Isso mesmo! Os exercícios multiarticulares, como o nome já diz, são os exercícios que envolvem mais de uma articulação para sua execução. Como consequência disso, são envolvidas várias fibras musculares diferentes o que vai gerar um gasto calórico maior, uma sobrecarga maior, um aumento significativo na força e massa muscular, entre outros.

Somando a tudo isso, os exercícios multiarticulares são também mais funcionais, pois trabalham o corpo de uma forma mais integrada onde várias ações musculares conjugadas são necessárias para a execução da atividade.

Outros exercícios que muitos deixam de fazer são os que envolvem o sistema muscular estabilizador. Com uma preocupação grande nos dias de hoje com a estética, com os músculos que aparecem, muitos se esquecem desse sistema e por consequência estão mais suscetíveis a lesões. Os músculos estabilizadores é que protegem nossas articulações, estruturas ósseas, ligamentos, etc.

Segue a lista dos exercícios que você não pode deixar de fazer. Seja na musculação, no treinamento funcional ou em qualquer outro tipo de treinamento físico:
  • Agachamento livre
  • Afundos e avanços
  • Flexão de braços no solo
  • Supinos
  • Barra fixa e puxadas
  • Remadas em geral
  • Pranchas e pontes no solo
Observação: 
Estes NÃO são todos os exercícios multiarticulares e estabilizadores existentes, é claro! Mas são exercícios que devem fazer parte da sua rotina de treinos, pois são fundamentais para atingir os objetivos que você procura: Hipertrofia, emagrecimento ou apenas qualidade de vida! 

Para refletir:
Pessoal, não treinem por conta própria! Vocês podem gerar desequilíbrios musculares ou se machucarem se não souberem o que estão fazendo! Procurem um bom profissional de educação física para lhes orientar, pois ele lhe dará mais segurança para que vocês desfrutem das maravilhas que a atividade física proporciona!

Seja consciente, saúde não tem preço!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, sugestão ou crítica construtiva, podem ficar à vontade para engrandecermos cada dia mais nossos conhecimentos!
Abraço a todos,
Wesley N. Rosa - Personal Trainer
CREF: 007082 - DF

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Circuito Brasília etapa Pontes

Circuito Brasília etapa das Pontes, 9 km em 46 min. O percurso com algumas subidas fortes, mas valeu a pena o esforço!!! Parabéns ao André e à Juliana por terem completado seu primeiro circuito!!! Não desistam, vamos continuar treinando!!! E agradecer também o apoio do grande amor da minha vida!!! Te amo mto, valeu pela força!!!

Foto