segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alongamento: Antes ou depois do treino?


Esse questionamento é bastante discutido hoje em dia. Por isso vou tentar levá-los a um bom senso pois já vou adiantando que nenhum dos dois está errado!!!


Vamos começar falando do alongamento antes do treino:

Se você já tem o costume de se alongar antes de treinar, não vejo problema algum em continuar com essa prática, pois seu corpo já está adaptado a essa rotina. Logo não haverá, como muitos estudos dizem, uma tendência de se lesionar porque a musculatura está desaquecida, etc. Até mesmo porque o alongamento gera aquecimento muscular.
No meu caso, pela prática e experiência, hoje não faço mais alongamentos estáticos antes de começar uma sessão de treino. E sim alongamentos dinâmicos (falamos disso em outro post, ok?!). Vejo que são mais eficientes primeiro que já preparam o corpo para a sessão de treino e segundo que otimizo meu tempo.

Já depois do treino coloco o alongamento como obrigação. Isso mesmo: você é "obrigado" a fazer o alongamento depois do treino!
Digo isso porque ele vai funcionar, depois da sessão de treino, como desaquecimento, relaxamento muscular e irá te auxiliar de certa forma a diminuir um pouco das dores do dia seguinte. Além de manter ou melhorar sua flexibilidade.
Nota importante: Isso não é uma regra que deve ser seguida à risca! Exemplo: vamos dizer que você fez um treino muito pesado de musculação para os posteriores da coxa. Logicamente você não irá alongar exageradamente essa região, pois ela se encontra comprometida devido ao treino daquele dia!

Em regra digo aos meus alunos o seguinte:

  • Se você treina pela manhã então faça um alongamento estático ou dinâmico antes, treine e alongue depois. Isso porque o nosso corpo pela manhã está mais frio e um pouco mais encurtado.
  • Se você treina à tarde ou à noite então faça um alongamento dinâmico ou um aquecimento, treine e alongue depois. Pois nesses horários já nos movimentamos bastante então não há obrigação de alongar-se antes. 


Então pessoal é o bom senso quem manda: se você se sente bem alongando de forma estática antes do treino, então alongue-se. Se não alonga antes, faça pelo menos um aquecimento antes de começar seu treino. Agora depois do treino sempre alongue, ok?! Desde que prestem atenção aos grupos musculares que estão alongando!!!

Wesley N. Rosa - Personal Trainer
CREF: 007082 - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário