quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EXERCÍCIO FÍSICO: SERÁ QUE VALE À PENA?


Alguns benefícios do exercício físico resistido e aeróbio:
·         Diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica;
·         Aumento da massa óssea;
·         Aumento da massa muscular;
·         Diminuição do % de gordura corporal;
·         Diminuição do risco de lombalgias;
·         Diminuição do risco de doenças do coração como infarto;
·         Melhora do condicionamento físico;
·         Ajuda na correção e manutenção da boa postura;
·         Melhora o sono e a qualidade de vida em geral.

Eu sempre me pergunto: por que algumas pessoas não se interessam por exercícios físicos? E às vezes acho que seja pelo fato de não conhecerem os benefícios. Mas ao mesmo tempo acho que todos já sabemos da importância de se praticar exercícios, pois vemos todos os dias na TV, nas revistas, jornais, etc. Logo, qual seria então o motivo que levam as pessoas, mesmo conhecendo, a não praticarem? A resposta parece complexa, mas descobri recentemente que é muito simples: Na sociedade imediatista que vivemos as pessoas não conseguem enxergar em longo prazo! Digo isso porque se sabe que uma atividade física sistematizada e bem orientada só traz benefícios significativos após dois ou três meses em média.

Nota: O exercício físico é algo desconfortável, que gera dores musculares, cansaço físico e até mental; e isso pode ser uma das respostas para a nossa pergunta. Porém, a adaptação aos estímulos é que promove a melhora da condição física do indivíduo.

         Agora precisamos alertar para o detalhe que faz a diferença: É preciso que você se interesse, porque isso tudo só irá acontecer se você se interessar. Àqueles que já se interessaram, precisam realmente “vestir a camisa” e ir atrás daquilo que procuram na atividade física (emagrecer, aumentar a massa muscular, etc.). O problema é que a maioria das pessoas hoje esperam que um milagre aconteça e que amanhã ela estará do jeito que sonhou. Pessoal, isso nunca irá acontecer... mesmo depois daquela bela “Lipo” se você não mantiver uma vida saudável e equilibrada, tudo voltará a ser como era antes e acredite: como antes ou bem pior do que antes!!!
         Galera, vamos sair da inércia! O corpo humano foi feito para se movimentar, para se exercitar e não para ficar acumulando gordura e doenças cardíacas e silenciosas, como o diabetes!
         O exercício físico mais vigoroso libera hormônios (endorfinas e GH – hormônio do crescimento) no nosso organismo que causam sensações agradáveis, estimulantes e até viciantes, no bom sentido da palavra é claro. E vale lembrar sempre: não espere seus resultados, corra atrás deles! Alimente-se bem e de forma adequada, descanse e exercite-se muito e com muita vontade!
         Galera, não estou tentando fazer uma lavagem cerebral em ninguém, só estou tentando mostrar que vale muito a pena levar uma vida saudável e fisicamente ativa! Com certeza você irá sofrer um bocado pra conseguir o que quer, mas tudo na vida é assim! Agora é você quem decide, faça algo pelo seu corpo e pela sua mente! Procure um profissional da área de Educação Física para lhe orientar de forma correta, saudável, específica e adequada. Afinal, que sai ganhando com tudo isso é você e sua saúde! E com saúde não se brinca, não é mesmo?!

Wesley N. Rosa
Personal Trainer – CREF: 007082 – G/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário