sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mulheres e os membros superiores

Fala galera do SABER E TREINAR!!!
Então, hoje vou falar aí de um assunto MUITO discutido, MUITO complicado entre instrutores de musculação e alunas de academia.

A situação é: Alunas reclamando que não gostam ou não querem treinar os membros superiores. Às vezes por medo de ficarem musculosas e com certeza por falta de conhecimento sobre o assunto. Pois bem, o objetivo deste post será o de esclarecer essas questões. Traduzindo: vou tentar ajudar os dois lados da história!


         Vamos começar falando de hormônios. Um dos principais hormônios que contribuem para o crescimento muscular, tanto no homem quanto na mulher, é a testosterona. O homem chega a ter em seu organismo de 20 a 30 vezes mais esse hormônio que a mulher! Logo se para os homens já é difícil aumentar a massa muscular dos membros superiores, imagine para as mulheres! Existe uma frase que diz: Homens ganham músculos e mulheres ganham forma! Se pararmos para pensar, essa é a mais pura verdade. E um dos motivos é devido à quantidade de hormônios que acabamos de citar. Portanto, mulher musculosa demais só com muita testosterona na veia! Pode acreditar!

         Treinar os membros superiores além de benefícios estéticos e simetria corporal proporciona aumento da massa óssea, reforço articular e nos tendões, aumento da força (ser forte é diferente de ser musculosa), prevenção contra doenças osteoarticulares e inflamações como a osteoporose, tendinite, bursite, etc. Essa situação que aterroriza as mulheres é apenas um paradigma sensacionalista que foi associado de forma inadequada ao exercício físico, principalmente a musculação. As mulheres muito musculosas, fisiculturistas que vemos em vídeos e fotos na televisão e na internet, com certeza utilizam recursos ergogênicos para ficarem daquele jeito. Não estou querendo dizer que sou contra ou a favor da utilização desses recursos, só estou tentando mostrar às mulheres em geral que o medo delas é algo sem sentido e sem motivo. Vamos à um exemplo: Maria é diarista. Trabalha todos os dias carregando baldes cheios de água, arrastando sofás, camas, geladeiras, etc. Isso tudo é peso, sobrecarga... daí vem a pergunta: Maria, a diarista que trabalha aí na sua casa, é musculosa? Pelo menos eu nunca vi uma diarista musculosa! rsrs! Mais um exemplo (e esse já passou até na televisão): Joana trabalha lá na construção civil. Todo dia ela carrega barra de ferro, saco de cimento, carrinho de areia, etc. E aí, será que Joana é musculosa? Diria que ela é forte e resistente, mas não musculosa! 

Enfim, são apenas exemplos. Mas o que importa realmente é que a genética da mulher não foi desenhada pelo Papai do Céu para ter músculos grandes e aparentes! E sim curvas sinuosas e bem delineadas! Só que sem exercício começam a aparecer as gorduras indesejadas nos lugares indesejados. E digo mais, mesmo fazendo exercício, se a mulher ficar com receio de pegar MAIS peso, MAIS sobrecarga, ela irá continuar com suas gorduras indesejadas nos lugares indesejados! Enfim, esse assunto de gorduras e emagrecimento falaremos em outro post, ok?!
Então mulheres, mitos quebrados, esperanças renovadas e agora mãos à obra, ou melhor, mãos aos pesos! =)
 Abraço,

Wesley N. Rosa - Personal Trainer - CREF 007082/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário