sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mulheres e os membros superiores

Fala galera do SABER E TREINAR!!!
Então, hoje vou falar aí de um assunto MUITO discutido, MUITO complicado entre instrutores de musculação e alunas de academia.

A situação é: Alunas reclamando que não gostam ou não querem treinar os membros superiores. Às vezes por medo de ficarem musculosas e com certeza por falta de conhecimento sobre o assunto. Pois bem, o objetivo deste post será o de esclarecer essas questões. Traduzindo: vou tentar ajudar os dois lados da história!


         Vamos começar falando de hormônios. Um dos principais hormônios que contribuem para o crescimento muscular, tanto no homem quanto na mulher, é a testosterona. O homem chega a ter em seu organismo de 20 a 30 vezes mais esse hormônio que a mulher! Logo se para os homens já é difícil aumentar a massa muscular dos membros superiores, imagine para as mulheres! Existe uma frase que diz: Homens ganham músculos e mulheres ganham forma! Se pararmos para pensar, essa é a mais pura verdade. E um dos motivos é devido à quantidade de hormônios que acabamos de citar. Portanto, mulher musculosa demais só com muita testosterona na veia! Pode acreditar!

         Treinar os membros superiores além de benefícios estéticos e simetria corporal proporciona aumento da massa óssea, reforço articular e nos tendões, aumento da força (ser forte é diferente de ser musculosa), prevenção contra doenças osteoarticulares e inflamações como a osteoporose, tendinite, bursite, etc. Essa situação que aterroriza as mulheres é apenas um paradigma sensacionalista que foi associado de forma inadequada ao exercício físico, principalmente a musculação. As mulheres muito musculosas, fisiculturistas que vemos em vídeos e fotos na televisão e na internet, com certeza utilizam recursos ergogênicos para ficarem daquele jeito. Não estou querendo dizer que sou contra ou a favor da utilização desses recursos, só estou tentando mostrar às mulheres em geral que o medo delas é algo sem sentido e sem motivo. Vamos à um exemplo: Maria é diarista. Trabalha todos os dias carregando baldes cheios de água, arrastando sofás, camas, geladeiras, etc. Isso tudo é peso, sobrecarga... daí vem a pergunta: Maria, a diarista que trabalha aí na sua casa, é musculosa? Pelo menos eu nunca vi uma diarista musculosa! rsrs! Mais um exemplo (e esse já passou até na televisão): Joana trabalha lá na construção civil. Todo dia ela carrega barra de ferro, saco de cimento, carrinho de areia, etc. E aí, será que Joana é musculosa? Diria que ela é forte e resistente, mas não musculosa! 

Enfim, são apenas exemplos. Mas o que importa realmente é que a genética da mulher não foi desenhada pelo Papai do Céu para ter músculos grandes e aparentes! E sim curvas sinuosas e bem delineadas! Só que sem exercício começam a aparecer as gorduras indesejadas nos lugares indesejados. E digo mais, mesmo fazendo exercício, se a mulher ficar com receio de pegar MAIS peso, MAIS sobrecarga, ela irá continuar com suas gorduras indesejadas nos lugares indesejados! Enfim, esse assunto de gorduras e emagrecimento falaremos em outro post, ok?!
Então mulheres, mitos quebrados, esperanças renovadas e agora mãos à obra, ou melhor, mãos aos pesos! =)
 Abraço,

Wesley N. Rosa - Personal Trainer - CREF 007082/DF

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alongamento: Antes ou depois do treino?


Esse questionamento é bastante discutido hoje em dia. Por isso vou tentar levá-los a um bom senso pois já vou adiantando que nenhum dos dois está errado!!!


Vamos começar falando do alongamento antes do treino:

Se você já tem o costume de se alongar antes de treinar, não vejo problema algum em continuar com essa prática, pois seu corpo já está adaptado a essa rotina. Logo não haverá, como muitos estudos dizem, uma tendência de se lesionar porque a musculatura está desaquecida, etc. Até mesmo porque o alongamento gera aquecimento muscular.
No meu caso, pela prática e experiência, hoje não faço mais alongamentos estáticos antes de começar uma sessão de treino. E sim alongamentos dinâmicos (falamos disso em outro post, ok?!). Vejo que são mais eficientes primeiro que já preparam o corpo para a sessão de treino e segundo que otimizo meu tempo.

Já depois do treino coloco o alongamento como obrigação. Isso mesmo: você é "obrigado" a fazer o alongamento depois do treino!
Digo isso porque ele vai funcionar, depois da sessão de treino, como desaquecimento, relaxamento muscular e irá te auxiliar de certa forma a diminuir um pouco das dores do dia seguinte. Além de manter ou melhorar sua flexibilidade.
Nota importante: Isso não é uma regra que deve ser seguida à risca! Exemplo: vamos dizer que você fez um treino muito pesado de musculação para os posteriores da coxa. Logicamente você não irá alongar exageradamente essa região, pois ela se encontra comprometida devido ao treino daquele dia!

Em regra digo aos meus alunos o seguinte:

  • Se você treina pela manhã então faça um alongamento estático ou dinâmico antes, treine e alongue depois. Isso porque o nosso corpo pela manhã está mais frio e um pouco mais encurtado.
  • Se você treina à tarde ou à noite então faça um alongamento dinâmico ou um aquecimento, treine e alongue depois. Pois nesses horários já nos movimentamos bastante então não há obrigação de alongar-se antes. 


Então pessoal é o bom senso quem manda: se você se sente bem alongando de forma estática antes do treino, então alongue-se. Se não alonga antes, faça pelo menos um aquecimento antes de começar seu treino. Agora depois do treino sempre alongue, ok?! Desde que prestem atenção aos grupos musculares que estão alongando!!!

Wesley N. Rosa - Personal Trainer
CREF: 007082 - DF

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hipertrofia para iniciantes


SOBRECARGA: Procure treinar progressivamente aumentando os pesos ou simplesmente diminuindo o tempo de descanso.

PESOS LIVRES: Prefira pesos livres à máquinas. Pesos livres forçam mais o S.N.C (sistema nervoso central) que forçam mais a contração muscular que por sua vez proporcionam mais hipertrofia.

ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO: Alimente-se de 5 a 7 vezes ao dia e insira mais proteínas em sua dieta. Suplementos proteicos e multivitamínicos podem ajudar no crescimento e recuperação muscular. 

DESCANSO: Treinar demais e descansar de menos não vão te ajudar a crescer. Durma pelo menos 7 horas por noite. E durante o treino descanse adequadamente entre as séries, não jogue seu treinamento no lixo.

LESÕES: Você sabe seu limite, não exagere pois uma lesão pode ser muito pior que treinar um pouco menos. Treinar, treinar e treinar sempre podem te levar a um overtraining, portanto tenha descansos periódicos. A cada 16 semanas de treino, 1 semana de descanso. Lembre-se: "Até os melhores atletas precisam de descanso!"

EQUILÍBRIO MUSCULAR: Treine a parte inferior tanto quanto a superior; o lado direito tanto quanto o esquerdo; a parte da frente (cadeia anterior) tanto quanto a parte de trás (cadeia posterior). Desequilíbrios musculares podem levá-lo a complicações graves no futuro. 

PACIÊNCIA: Não adianta querer crescer de um dia para o outro. Você precisa de paciência e persistência. Seja consciente e seu corpo será tão forte quanto a sua mente. 

SÉRIES E REPETIÇÕES: Para hipertrofia faça de 8 a 12 séries por grupo muscular. Veja, estou falando de grupo muscular e não de um único exercício. E de 6 a 12 repetições em cada série de cada exercício. 

Espero que essas dicas ajudem vocês nos treinamentos e no dia-a-dia. Qualquer dúvida mandem um post ou um e-mail que vamos esclarecendo. Afinal você precisa SABER para poder TREINAR. Abraço a todos.

Wesley N. Rosa - CREF: 007082/DF

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dieta ou reeducação alimentar?

Fala pessoal,
tem um tempinho que não passo por aqui devido às ocupações diárias! Mas vamos ao que interessa:

Estava lendo uma reportagem na net sobre reeducação alimentar e achei muito bacana. Daí resolvi compartilhar com vocês. Podem confiar que estão super verídicas as informações.

Antes vamos comentar um pouco sobre o que seria melhor: Dieta ou reeducação alimentar?

Bem, a dieta - seja ela pra perder peso ou ganhar peso - é uma maneira não muito legal de se alimentar. Isso porque as dietas têm um período determinado, ou seja, durante aquele período você se alimenta bem e consegue os resultados que quer, mas quando acaba o período da dieta ou você se cansou de fazer essa dieta, volta tudo a ser como era antes. Esse é o que chamam de efeito sanfona!

Já na reeducação alimentar é diferente. Sobre essa aí não vou falar nada, vou apenas colocar o link aqui e vocês dão uma olhada. Vão perceber a diferença gritante que se tem entre dieta e reeducação alimentar.
Qualquer dúvida podem ficar à vontade, ok?! Um abraço e divirtam-se pois tudo o que é sacrificante e sofrido demais a gente enjoa!!!

Segue o link:

http://cyberdiet.terra.com.br/reeducacao-alimentar-2-1-1-357.html

Wesley N. Rosa - Personal Trainer
CREF: 007082 - DF

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Treinamento funcional para crianças: Desenvolvimento físico e psicológico


http://newyorkpilates.com.br/wp-content/uploads/2011/10/crian%C3%A7a-pilates-solo.jpg

Mais uma matéria legal aí pra vocês, hoje sobre a importância do treinamento funcional para as crianças.

Quanto mais cedo adquirimos hábitos saudáveis, mais eles se incorporarão a nossa vida. Todos sabemos os benefícios da prática de uma atividade física durante a fase mais importante para o desenvolvimento de nosso corpo e personalidade, sendo também de extrema importância para a integração social.

Apesar de questionamentos sobre os benefícios para crianças e das preocupações sobre riscos de lesão; clínicos e especialistas em treinamento afirmam que o treinamento funcional é seguro e efetivo, desde que os programas sejam bem projetados e competentemente supervisionados. Ele pode ser executado de uma forma lúdica e prazerosa para a criança, não tornando um treino cansativo e monótono. Os treinos auxiliam tanto no desenvolvimento motor como no desenvolvimento psicológico, favorecendo assim uma maturação completa da criança.

Benefícios:
- Altera favoravelmente parâmetros anatômicos e psicossociais
- Reduz lesões em esportes e atividades de recreação
- Incrementa capacidades motoras e o desempenho esportivo
- Contribui para que o indivíduo continue ativo na vida adulta
- Auxilia contra o desenvolvimento de doenças como o diabetes ou a obesidade.


Wesley N. Rosa
Personal Trainer - CREF 007082 G/DF

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que comer antes e depois do treino?

Fala pessoal do blog saber e treinar, hoje vamos falar um pouco sobre a alimentação. Vou dar algumas dicas aí pra vocês sobre o que comer antes e depois do treino. Vem comigo!!!

Se você está com pouco tempo, o que é muito comum nos dias de hoje, e está faltando mais ou menos uns 45 min. para a hora do seu treino, alimente-se preferencialmente de carboidratos que são mais rapidamente absorvidos pelo organismo. Além disso, eles vão te dar bastante energia para treinar.

As proteínas não são muito recomendadas pois são absorvidas mais lentamente. Como você já está em cima da hora ela poderá gerar alguns descofortos e mal-estar durante o treino.

Durante o treinamento, não alimente-se. Apenas beba água e se se sentir fraco, uma malto ou gel de carboidrato pode ajudar!

Na primeira hora, depois do treino é que entram as proteínas. Nesse período o corpo começa a se recuperar e a proteína ingerida vai ter uma função essencial nessa recuperação. E para otimizar ainda mais a construção de massa muscular, não se esqueça de comer carboidratos junto com as proteínas. Aliás, sempre coma carboidratos (de forma controlada e adequada hein!). Para os que gostam de suplementos, essa é a hora de tomar aquele "velho" WHEY PROTEIN + MALTO.

Para fechar não se esqueçam, treinar é muito importante para seu corpo e sua mente e se alimentar bem e de forma adequada é muito importante também para a sua saúde!!!

Um abraço a todos e até a próxima postagem!

Wesley N. Rosa
Personal Trainer - CREF 007082 G/DF

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exercícios que você não pode deixar de fazer!

Alguns exercícios são essenciais para todos que procuram um corpo mais atlético, saudável, definido e forte. Estou falando dos exercícios multiarticulares. Isso mesmo! Os exercícios multiarticulares, como o nome já diz, são os exercícios que envolvem mais de uma articulação para sua execução. Como consequência disso, são envolvidas várias fibras musculares diferentes o que vai gerar um gasto calórico maior, uma sobrecarga maior, um aumento significativo na força e massa muscular, entre outros.

Somando a tudo isso, os exercícios multiarticulares são também mais funcionais, pois trabalham o corpo de uma forma mais integrada onde várias ações musculares conjugadas são necessárias para a execução da atividade.

Outros exercícios que muitos deixam de fazer são os que envolvem o sistema muscular estabilizador. Com uma preocupação grande nos dias de hoje com a estética, com os músculos que aparecem, muitos se esquecem desse sistema e por consequência estão mais suscetíveis a lesões. Os músculos estabilizadores é que protegem nossas articulações, estruturas ósseas, ligamentos, etc.

Segue a lista dos exercícios que você não pode deixar de fazer. Seja na musculação, no treinamento funcional ou em qualquer outro tipo de treinamento físico:
  • Agachamento livre
  • Afundos e avanços
  • Flexão de braços no solo
  • Supinos
  • Barra fixa e puxadas
  • Remadas em geral
  • Pranchas e pontes no solo
Observação: 
Estes NÃO são todos os exercícios multiarticulares e estabilizadores existentes, é claro! Mas são exercícios que devem fazer parte da sua rotina de treinos, pois são fundamentais para atingir os objetivos que você procura: Hipertrofia, emagrecimento ou apenas qualidade de vida! 

Para refletir:
Pessoal, não treinem por conta própria! Vocês podem gerar desequilíbrios musculares ou se machucarem se não souberem o que estão fazendo! Procurem um bom profissional de educação física para lhes orientar, pois ele lhe dará mais segurança para que vocês desfrutem das maravilhas que a atividade física proporciona!

Seja consciente, saúde não tem preço!

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, sugestão ou crítica construtiva, podem ficar à vontade para engrandecermos cada dia mais nossos conhecimentos!
Abraço a todos,
Wesley N. Rosa - Personal Trainer
CREF: 007082 - DF

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Circuito Brasília etapa Pontes

Circuito Brasília etapa das Pontes, 9 km em 46 min. O percurso com algumas subidas fortes, mas valeu a pena o esforço!!! Parabéns ao André e à Juliana por terem completado seu primeiro circuito!!! Não desistam, vamos continuar treinando!!! E agradecer também o apoio do grande amor da minha vida!!! Te amo mto, valeu pela força!!!

Foto

domingo, 2 de setembro de 2012

O PERSONAL TRAINER!



Muitas pessoas ainda têm dúvidas quando se fala em personal trainer, como funciona a prestação do serviço, por que seus serviços são diferenciados, por que os resultados aparecem mais depressa, entre outros.
         Pois bem, vamos tentar esclarecer um pouco mais sobre este assunto e lhe mostrar que vale à pena ter um profissional destes por perto.
         Primeiro vamos definir o significado:
Personal: pessoal, particular.
Trainer: treinador, instrutor, educador. Ou seja, personal trainer é o seu treinador particular.
         Só do significado já tiramos muitos porquês da cabeça de vocês. Poxa, o cara é seu professor particular, é exclusivo! Ele vai te acompanhar, instruir, auxiliar, cobrar e mostrar que é possível atingir objetivos até além do que você imaginava! Vai te corrigir sempre que necessário, vai mudar seus treinamentos com mais frequência e de acordo com a sua necessidade biológica, estado e condição física e mental.
         Porém, a responsabilidade dessa parceria, não deve e nem pode ser só do treinador, mas também, do aluno (cliente). Afinal, é este quem busca os resultados não é mesmo?! O personal é o meio com o qual você irá conseguir o que quer! E o aluno tem que fazer a sua parte também, seja na hora do treinamento ou em qualquer outro horário do seu dia-a-dia. É preciso que haja disciplina de ambas as partes!
Muitos acham que esse serviço só é direcionado para aqueles que se preocupam somente com a estética. Sempre digo aos meus alunos que todo e qualquer exercício físico deve ser direcionado e pensado para a saúde corporal e mental e que o visual, a estética, é o brinde que você recebe pela dedicação ao exercício. E é assim mesmo que deve ser encarado!
A figura do personal trainer é muito importante nos dias de hoje. O exercício físico pode levar alunos e professores a laços afetivos cada vez mais apertados e isso pode gerar algumas confusões que precisam ser alertadas tanto aos profissionais, quanto aos seus clientes:
  • Atenção: personal trainer não é médico, nem nutricionista, nem psicólogo, muito menos fisioterapeuta! 
  •  É alguém em que o cliente confiará seu corpo e sua saúde e que o ensinará a cuidar de si mesmo com responsabilidade e consciência! 
  • Personal é um consultor, líder e amigo (aquele que sabe guardar confidencialmente as informações da vida de seus clientes).

É isso aí pessoal, qualquer coisa a mais que aparecer sobre esse assunto eu vou postando aqui no blog pra vocês, ok?! Qualquer dúvida ou comentário será de grande valia para melhorarmos cada vez mais nosso blog!
“Não é o que você faz, mas como você faz!”

Wesley N. Rosa
Personal Trainer – CREF: 007082 – G/DF

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL x MUSCULAÇÃO



Treinamento funcional x Musculação

         Um assunto bastante discutido hoje no mundo fitness é justamente este: Treinamento funcional x musculação. Qual é o mais eficiente? Qual dos dois é melhor? Com qual temos resultados positivos primeiro? Etc, etc, etc. Essas são as perguntas que mais ouvimos quando se trata desse assunto. Pois bem, primeiro vamos esclarecer algumas entrelinhas desses dois tipos de treinamento.

Treinamento funcional
Treinamento: A expressão treinamento refere-se à aquisição de conhecimentos, habilidades e competências. Funcional: É tudo aquilo que possui eficácia, utilidade e praticidade. É treinar o corpo nas funções para a qual ele foi desenhado. Unindo as duas definições, temos: Treinamento funcional é um tipo de treinamento com o qual se adquire conhecimentos, habilidades e competências eficazes, úteis e importantes para o desempenho no dia-a-dia. O foco principal desse treinamento é tornar o corpo mais inteligente. Treinam-se movimentos (e não músculos) em todos os planos de movimento com todo o corpo atingindo todas as capacidades físicas.

Musculação
Musculação: É o conjunto de processos e meios que levam ao aumento e aperfeiçoamento da força muscular, associada ou não a outra qualidade física. Lambert (1987). Força: A força nunca aparece, nos diversos esportes, sob uma forma pura, mas constantemente como uma combinação ou como uma mistura de fatores físicos de condicionamento da performance. Weineck (1989:97).
         Veja que, segundo Lambert, a musculação leva ao aumento e aperfeiçoamento da força, que é umas das valências físicas que possuímos. Há outras capacidades físicas envolvidas, mas o foco aqui é a força! Com isso é possível observar alguns pontos importantes: 

  •  O treinamento funcional atinge todas as capacidades físicas; a musculação tem como foco principal a força (que é uma das capacidades físicas). Portanto, podemos dizer que a musculação está inserida no treinamento funcional. 
  •  Se o seu objetivo é melhorar a força e aumentar os músculos, então faça musculação; agora, se o seu objetivo é adquirir habilidades importantes para dar mais qualidade ao seu dia-a-dia, então faça um treinamento funcional.


Importante: Vale ressaltar que tanto a musculação como o treinamento funcional irá melhorar a sua qualidade de vida, porém na musculação o foco é a força e no funcional o foco é a força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência, potência e todas as outras capacidades físicas que possuímos. Temos que pensar no corpo como uma corrente, onde cada músculo, articulação, tendão e ossos formam um elo entre eles unindo todo o corpo. Chamamos isso de integração corporal. Se você treinar para atingir essa integração, com certeza seu corpo será forte quando precisar se forte, rápido quando precisar ser rápido, flexível quando precisar ser flexível e assim por diante.

     Agora que já conhecemos um pouco mais dos dois tipos de treinamento, vamos começar a pensar na musculação como algo associado ao treinamento funcional e não como coisas distintas. (irei falar um pouco mais de cada um, separadamente, em outras matérias!). Lembre-se: O seu corpo precisa de todas as capacidades físicas durante o dia, então treine a força sim, mas não negligencie o restante! Treine funcional, pense no seu futuro e na sua saúde!
“Respeite seus limites, mas aceite o desafio”.

Wesley N. Rosa
Personal Trainer – CREF: 007082 – G/DF

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EXERCÍCIO FÍSICO: SERÁ QUE VALE À PENA?


Alguns benefícios do exercício físico resistido e aeróbio:
·         Diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica;
·         Aumento da massa óssea;
·         Aumento da massa muscular;
·         Diminuição do % de gordura corporal;
·         Diminuição do risco de lombalgias;
·         Diminuição do risco de doenças do coração como infarto;
·         Melhora do condicionamento físico;
·         Ajuda na correção e manutenção da boa postura;
·         Melhora o sono e a qualidade de vida em geral.

Eu sempre me pergunto: por que algumas pessoas não se interessam por exercícios físicos? E às vezes acho que seja pelo fato de não conhecerem os benefícios. Mas ao mesmo tempo acho que todos já sabemos da importância de se praticar exercícios, pois vemos todos os dias na TV, nas revistas, jornais, etc. Logo, qual seria então o motivo que levam as pessoas, mesmo conhecendo, a não praticarem? A resposta parece complexa, mas descobri recentemente que é muito simples: Na sociedade imediatista que vivemos as pessoas não conseguem enxergar em longo prazo! Digo isso porque se sabe que uma atividade física sistematizada e bem orientada só traz benefícios significativos após dois ou três meses em média.

Nota: O exercício físico é algo desconfortável, que gera dores musculares, cansaço físico e até mental; e isso pode ser uma das respostas para a nossa pergunta. Porém, a adaptação aos estímulos é que promove a melhora da condição física do indivíduo.

         Agora precisamos alertar para o detalhe que faz a diferença: É preciso que você se interesse, porque isso tudo só irá acontecer se você se interessar. Àqueles que já se interessaram, precisam realmente “vestir a camisa” e ir atrás daquilo que procuram na atividade física (emagrecer, aumentar a massa muscular, etc.). O problema é que a maioria das pessoas hoje esperam que um milagre aconteça e que amanhã ela estará do jeito que sonhou. Pessoal, isso nunca irá acontecer... mesmo depois daquela bela “Lipo” se você não mantiver uma vida saudável e equilibrada, tudo voltará a ser como era antes e acredite: como antes ou bem pior do que antes!!!
         Galera, vamos sair da inércia! O corpo humano foi feito para se movimentar, para se exercitar e não para ficar acumulando gordura e doenças cardíacas e silenciosas, como o diabetes!
         O exercício físico mais vigoroso libera hormônios (endorfinas e GH – hormônio do crescimento) no nosso organismo que causam sensações agradáveis, estimulantes e até viciantes, no bom sentido da palavra é claro. E vale lembrar sempre: não espere seus resultados, corra atrás deles! Alimente-se bem e de forma adequada, descanse e exercite-se muito e com muita vontade!
         Galera, não estou tentando fazer uma lavagem cerebral em ninguém, só estou tentando mostrar que vale muito a pena levar uma vida saudável e fisicamente ativa! Com certeza você irá sofrer um bocado pra conseguir o que quer, mas tudo na vida é assim! Agora é você quem decide, faça algo pelo seu corpo e pela sua mente! Procure um profissional da área de Educação Física para lhe orientar de forma correta, saudável, específica e adequada. Afinal, que sai ganhando com tudo isso é você e sua saúde! E com saúde não se brinca, não é mesmo?!

Wesley N. Rosa
Personal Trainer – CREF: 007082 – G/DF