SOBRECARGA: Procure treinar progressivamente aumentando os pesos ou simplesmente diminuindo o tempo de descanso.
PESOS LIVRES: Prefira pesos livres à máquinas. Pesos livres forçam mais o S.N.C (sistema nervoso central) que forçam mais a contração muscular que por sua vez proporcionam mais hipertrofia.
ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO: Alimente-se de 5 a 7 vezes ao dia e insira mais proteínas em sua dieta. Suplementos proteicos e multivitamínicos podem ajudar no crescimento e recuperação muscular.
DESCANSO: Treinar demais e descansar de menos não vão te ajudar a crescer. Durma pelo menos 7 horas por noite. E durante o treino descanse adequadamente entre as séries, não jogue seu treinamento no lixo.
LESÕES: Você sabe seu limite, não exagere pois uma lesão pode ser muito pior que treinar um pouco menos. Treinar, treinar e treinar sempre podem te levar a um overtraining, portanto tenha descansos periódicos. A cada 16 semanas de treino, 1 semana de descanso. Lembre-se: "Até os melhores atletas precisam de descanso!"
EQUILÍBRIO MUSCULAR: Treine a parte inferior tanto quanto a superior; o lado direito tanto quanto o esquerdo; a parte da frente (cadeia anterior) tanto quanto a parte de trás (cadeia posterior). Desequilíbrios musculares podem levá-lo a complicações graves no futuro.
PACIÊNCIA: Não adianta querer crescer de um dia para o outro. Você precisa de paciência e persistência. Seja consciente e seu corpo será tão forte quanto a sua mente.
SÉRIES E REPETIÇÕES: Para hipertrofia faça de 8 a 12 séries por grupo muscular. Veja, estou falando de grupo muscular e não de um único exercício. E de 6 a 12 repetições em cada série de cada exercício.
Espero que essas dicas ajudem vocês nos treinamentos e no dia-a-dia. Qualquer dúvida mandem um post ou um e-mail que vamos esclarecendo. Afinal você precisa SABER para poder TREINAR. Abraço a todos.
Wesley N. Rosa - CREF: 007082/DF